Páginas

domingo, 8 de abril de 2012

Sou da tribo tipo... Música


“Ei que tipo de música você curti?” Odeio essa estereotipação, quando você é obrigado a pertencer a uma tribo ou ouvir apenas um tipo de música. Qual o problema em se embalar loucamente ao som do rock, pagode, forró, axé, arrocha e funk? Tudo isso cabe sim em uma única pessoa... Eu me incluo nisso.

Lógico que não dá pra ignorar as preferências musicais, mas é possível pertencer a várias tribos e elas fazerem parte de você. E além disso discordo da ideia de MPB... Pra mim, música popular é tudo aquilo que é produzido pelo povo, é a produção popular independente do seu segmento. Como disse Maria Gadú, será que quem gosta de Chico Buarque não pode gostar dos The Back Street Boys?

Incrementando, acho que todos somos sujeitos musicais passíveis de preconceito com um determinado ritmo, mas abertos também a novas experiências. Gosto da ideia de poder misturar vários ramos da música em um único instante. Porém, tenho que confessar que não sou muito adepta nem favorável a música internacional.

Vou explicar o por que.  Acho que já somos bombardeados a todo instante por enlatados estrangeiros, damos muitas vezes mais valor ao que vem de fora do que aquilo que é produzido nacionalmente, e por horas, deixamos de dar espaço a uma nova safra de músicos (ouvindo apenas as música e os artistas que ninguém aguenta mais). Existem produções nacionais, conhecidas e desconhecidas, que são dignas de serem prestigiadas e que por não ganharem espaço midiático ficam restritas apenas a alguns fones de ouvido.

Enfim, apenas digo que ouça aquilo que faz bem ao seu ouvido, mas não critique o próximo por não compartilhar a mesma opinião ou por tão pouco, considerar-se mais elevado pelo segmento que lhe transcende (o quê as letras de algumas "canções dizem, não cabe nesse post...). E não me “tipifique” por não pertencer a uma tribo apenas. Como diriam os Tribalistas “Eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo me quer bem”, afinal de contas gosto é igual c...riação cada um tem a sua (rs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário